Sistema monitorização FollowMe@Sea

11/06/2018

 

O Comando Naval, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa lançou uma nova plataforma destinada à monitorização de embarcações, denominada de FollowMe@Sea. Este serviço possibilita aos navegadores da náutica de recreio e à comunidade piscatória que realizam navegações costeiras ou transatlânticas e pretendam que seja efetuada a sua monitorização pelo MRCC Lisboa durante o trânsito.

 

O acompanhamento permite, num cenário de busca e salvamento, verificar rapidamente a informação da última posição da embarcação, sendo este um fator fundamental para o planeamento das buscas e para a condução das ações  de salvamento.

Esta plataforma será ainda mais uma forma das embarcações efetuarem um contacto diário com o MRCC, à semelhança de outros métodos como as chamadas VHF, telefone e correio eletrónico.

 

Neste momento, a aplicação está on-line e operacional, tendo sido iniciado a sua divulgação nas comemorações do Dia da Marinha e enviado em 21 de maio um press release  para os OCS. Paralelamente, encontram-se em fase de produção 5000 folhetos de divulgação.

 

Face ao publico alvo deste serviço ser a navegação de recreio, considera-se que os órgãos da Autoridade Marítima Locais poderão ser  os veículos privilegiados para se efetuar esta divulgação dentro das respetivas área de jurisdição, seja nas capitanias/Comandos Locais da PM, quer nas marinas, clubes náuticos, escolas relacionadas com atividades náuticas, etc.

 

 

A  plataforma está disponível no site http://followmeatsea.marinha.pt/

 

Importa salvaguardar junto da comunidade a quem se venha a divulgar esta ferramenta, que este sistema não substitui os equipamentos de socorro no âmbito do GMDSS, não se constituindo como alternativa a estes. Trata-se apenas de um mecanismo voluntário, complementar, que permite assegurar que o MRCC Lisboa efetuará a monitorização (passiva - depende do envio de informação por parte da embarcação) das suas navegações.