
Pode dizer-se que a rentrée da época de regatas, após as férias de verão, foi extremamente auspiciosa em termos de frequência. Como os associados podem constatar pela breve nota que se encontra nesta Folha, são mencionadas as regatas mais participadas e/ou importantes para a classe ANC que aconteceram no mês de Setembro e princípios de Outubro.
ACTIVIDADES:
Dá-se seguidamente notícia das provas marcadas até ao fim de Novembro das quais se destacam, pela grande participação habitual, o Torneio VIII Aniversário da ANC e Torneio APL.
Relativamente ao Torneio Aniversário ANC, que se realizará nos dias 27 de Outubro e 4 de Novembro organizado pelo Clube Naval de Lisboa, é de referir que conta com o apoio da Companhia de Seguros Império. Haverá no dia 4 uma recepção na sede do CNL (Cais do Gás/ Cais do Sodré) durante a qual se fará a distribuição dos prémios. A ANC apela aos associados a participarem em força pois é uma maneira de festejar o aniversário da Associação que é de todos.
O Torneio Plastimo, realizado a 15 de Setembro e organizado pelo CNL com o apoio logístico da ANC, foi uma grande festa com uma participação de quase 120 embarcações que correram na classe ANC. Este Torneio, pelo convívio que proporciona e os aliciante prémios que distribui, conquistou os sócios da ANC que aderiram em força. Foi bonito ver a Marina de Cascais repleta de embarcações com o galhardete da ANC hasteado e em terra mais de 600 tripulantes em alegre convívio. Parabéns à Plastimo. Foram vencedores o TNT/Rational (A0), Griselda (A1), Arau (A2) e Sindbad I (B).
No dia a seguir, realizou-se a Regata Areias do Bugio, também organizada pelo CNL, que largou de Cascais para Lisboa e que contou com cerca de 90 embarcações que correram na classe ANC. No final houve uma recepção simpática na sede do clube onde se procedeu à distribuição de prémios. Pode dizer-se que foi um fim de semana em cheio. Nesta regata venceram o Burgau (A0), Harfang Too (A1), Vagabundo II (A2) e Sindbad I (B).
O Campeonato Regional do Centro ANC, organizado pela ANL com o apoio da empresa OREY- TÉCNICA NAVAL E INDUSTRIAL, Lda, teve a participação de 43 embarcações, o que, para uma prova oficial e tendo em conta o tempo que se fez sentir na sexta-feira, pode ser considerada muito boa. A ANC sente-se honrada por este nível de participação. A OREY ofereceu 17 úteis e bons prémios dos quais 14, entre eles uma balsa, foram sorteados pelos proprietários das embarcações participantes e presentes na recepção, o que deu uma grande animação à festa. A OREY está também de parabéns pela forma como aderiu a esta nossa iniciativa. O Campeão Regional foi o TNT, tendo o Duffy Sport e o Três Penas classificado em 2º e 3º lugares respectivamente.
O Campeonato Regional do Sul ANC, organizado pelo CIMAV, teve uma fraca participação, devido ao mau tempo, que se fez sentir na véspera do início do Campeonato, que dificultou a vinda para a Marina de Vilamoura das embarcações de outros pontos do Algarve. É aqui de referir que o nosso associado Dominique Bruneteau (ex-Xingu) levou duas embarcações ao campeonato uma delas só com tripulação feminina. A ANC saúda o Dominique que, com a sua escola de vela, incentiva notavelmente a prática da vela de cruzeiro. Este Campeonato teve o patrocínio da Companhia de Seguros AXA, e culminou com uma belíssima recepção no Casino de Vilamoura, abrilhantada com um espectáculo de dança. O Campeão Regional do Sul foi o CARAYOU , tendo o DRAKKAR e o TITÃ conseguido o 2º e o 3º lugares. Parabéns aos que participaram e para o nosso delegado João Ferro.
Por imposição da Procuradoria da República da Comarca de Lisboa, temos que, até ao dia 19 de Novembro, fazer uma alteração do artigo 2º n.º 2 dos Estatutos da Associação, pelo que se teve de convocar uma Assembleia Geral Extraordinária que vai realizar-se no dia 26 de Outubro no CNL em Belém. Junto a esta F.I. encontrará a respectiva convocatória. Solicita-se aos sócios que participem .
A Direcção da ANC foi convidada pela Federação Galega de Vela para a Gala da Vela que se realizou em Sanxenxo no dia 22 de Setembro. A Presidente e o Director Rui Moreira acederam ao convite, tendo aproveitado os contactos para transmitir o seu interesse em colaborar na organização da IV Volta Náutica à Galiza e de a mesma vir até ao Norte de Portugal. Para já a FGV encara a possibilidade de estender a Volta até Viana do Castelo. Assim, os associados interessados em conhecer as Rias Baixas terão uma excelente oportunidade de o fazer. Entretanto, vamos dando notícias sobre esta iniciativa e desde já incentivamos os associados a aderir, pois para além do convívio e da festa que a organização proporciona, as Rias Baixas são de uma beleza inexcedível.
A Direcção da ANC está a estudar outros destinos para os seus associados decidirem onde passar as férias, pelo que futuramente daremos conta das nossas sugestões e contactos. Entretanto, aceitamos sugestões vossas. Ficamos a aguardar.
Para os dias 10 e 11 de Novembro, caso o tempo o permita, a ANC está a organizar uma visita à Ria de Aveiro em conjunto com a À VELA-Associação Aveirense Vela de Cruzeiro. O programa previsto, em traços gerais, seria o seguinte: Sábado de manhã largada para Aveiro em autocarro. Durante o dia visitas ao Farol da Barra (o mais alto do país), à Base da Força Aérea de S. Jacinto e ao Museu da Vista Alegre. O dia terminaria com um jantar de confraternização, se possível numa Cave de Vinhos com o tradicional Leitão da Bairrada. Estadia num hotel da cidade. Domingo de manhã passeio em moliceiros nos canais da Ria com uma paragem para almoçar (num restaurante em S. Jacinto ou na Pousada da Torreira). Regresso ao fim do dia em autocarro. Para organizar este passeio, que conta também com o apoio da empresa Penaguião Viagens, a Direcção precisa de saber urgentemente se há interessados pelo que se pede que os mesmos se inscrevam para se poder avançar com os necessários contactos e reservas. Quem quiser pode ir de carro ou de barco! Para estes últimos haverá lugar no pontão junto à Associação Aveirense Vela Cruzeiro. As inscrições podem ser feitas directamente na sede ou por telefone, fax ou email.
O nosso sócio Joaquim Cabral (Nau dos Corvos) ofereceu-se para organizar passeios no Tejo e convívios com passagem por Alhandra, uma vez que esta vila já tem pontões que permitem as embarcações estacionarem. Na ANC os associados têm à sua disposição os rumos para atingirem Alhandra por GPS (tirados pelo XIRIPITUFA), a partir da Ponte Vasco da Gama.
Entraram em vigor as novas Regras de Regatas 2001 a 2004, podendo os sócios comprar o livro editado pela FPV na sede da ANC. Caso haja interessados a ANC vai organizar cursos de regras de regata que poderão ser só para iniciados ou para aprofundamento, pelo que , aquando da inscrição, deve ser manifestada a preferência.
E a propósito de regras de regata, vamos testar os vossos conhecimentos ao propor este problema que nos foi posto pelo Conselho de Arbitragem da FPV. Podem enviar as respostas por fax ou email para a ANC. A resposta correcta será dada na próxima F.I.
A quatro comprimentos da baliza de barlavento (que deverá ser rondada por bombordo), dois barcos navegavam à bolina amurados a bombordo. Os dois barcos encontravam-se em rumo de colisão com uma fila de barcos amurados a estibordo que navegavam na layline.
Existia um espaço entre o segundo e o terceiro barcos amurados a estibordo, mas esse espaço permitia apenas a passagem de um dos barcos amurados a bombordo.
O barco com amuras a bombordo e mais a barlavento, arriba com a intenção de passar pela popa do segundo barco amurado a estibordo.
Os barcos com amuras a bombordo têm direito a passar entre o segundo e terceiro barcos com amuras a estibordo (caso haja espaço para um deles passar)?
Em caso afirmativo qual dos dois tem direito a passar? Porquê?
Página principal da A.N.C.
Coloque aqui o seu correio, sugestões, ou informações.