
Estamos quase em férias e a época de regatas atinge o auge no mês de Junho com os Campeonatos Regionais de Cruzeiros do Centro e do Sul das classes ANC, IRC e ANC-SpB. Estamos também em altura de preparar os veleiros para as férias, pelo que se aconselha consultar na nossa página da Internet que procedimentos deve tomar.
O TORNEIO VELA AZUL, organizado este ano em homenagem ao nosso associado Mário António Oliveira, foi bastante participado (40 veleiros) tendo sido os vencedores os seguintes veleiros: Em ANC-A Niceia, Harfang Too e Snoopy, em ANC-B Rodopio, Navy Blue e Surprise e em ANC-D Taeping, Spica e Arau.
Quanto à REGATA SOLITÁRIOS, este ano dedicada ao nosso associado Diocleciano Pereira, é de registar uma participação muito elevada com 46 veleiros e 46 velejadores, o que mostra que esta regata se está a tornar bastante popular. Os vencedores foram em ANC-A Hardomar, Bicasco VII e Harfang Too, no grupo ANC-B Diva, Spray e Melody e no grupo ANC-D Golfinho, Taeping e Paradise.
REGATA 200:2 - Esta regata contou com 34 participantes, dos quais 12 obtiveram graciosamente o rating IRC, que foi oferecido pela ANC. Dos 34 participantes só 17 terminaram. Os vencedores foram: 1º Quebramar/Chrisler, 2º Carioca e 3º String. Reparo: Lamenta-se que numa regata de 200 milhas acabassem por serem decisivos os últimos duzentos metros, devido à falta de vento e à viragem da maré. De facto, houve veleiros que esperaram cerca de 3 horas e meia para terminar. Numa regata com esta dimensão em que é utilizado um determinado abono é de esperar que exista uma significativa diferença entre a chegada dos diferentes veleiros, e assim, inevitavelmente uns encontrarão a maré a encher e outros a vazar o que adultera a verdade desportiva. E foi isto o que se verificou.
REGATA ENTRE PONTES - Com uma participação de cerca de trinta veleiros só em ANC, este torneio proporcionou um fim de semana muito agradável com um programa social de luxo. Parabéns à organização. Os vencedores foram em ANC-A Xiripitufa, Cor Caroli, Zephyrus, ANC-B Vira Ventos, Santa Maria e Navy Blue e ANC-D Taeping, Rucas e Alcyon.
V REGATA SOLVERDE / CASINOS DO ALGARVE - Com uma participação de 20 embarcações teve como vencedores: Em ANC, Cidade de Faro, Ocean e Seita I e em IRC, Blaus III, Terra de Loulé e Loucura.
TROFÉU CIDADE DE LISBOA - Quando a ANC solicitou à ANL e ao CNL para organizarem este troféu esperava que a CML, à semelhança do que aconteceu o ano passado, o patrocinasse. Apesar das diligências efectuadas a CML nem sequer deu resposta. Assim foi a ANC que patrocinou todo este evento com a solitária excepção da Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses que ofereceu um conjunto de livros que foram entregues aos vencedores. Na ausência de um jantar de distribuição que se esperava vir a ser de prémios oferecido pela CML, houve uma festa típica de Santo António (sardinhada, febras, sangria, etc.) que decorreu com grande animação. Os vencedores foram em ANC-A o Polaris,Whoper e Sorcerer, ANC-B o Pinta, Caliope e Circe, ANC-D o Vaga, NoStress e Azulão III e em IRC o Harfang Too. Foi sorteado entre os participantes presentes um GEOcheque-viagem no valor de 500 euros, gentilmente oferecido pela GEOTUR.
CAMPEONATO REGIONAL DO SUL - Organizado pelo CIMAV e patrocinado pela Marina de Vilamoura, teve lugar em Vilamoura nos dias 15 e 16/6) o Campeonato Regional do SUL que teve como vencedor o VILA-VITA/Terras Loulé de Pedro Melo. A distribuição de prémios pelos participantes teve lugar num simpático jantar oferecido pela Marina de Vilamoura.
CAMPEONATOS REGIONAIS - Chama-se a atenção dos associados para estes Campeonatos que se realizarão em Lisboa, para as classes ANC, SpB e IRC, (22, 23, 29 e 30/6) e no Porto para a classe IRC (13 e 14/7). ATENÇÃO: para que os veleiros participem nestas provas oficiais é necessário que um terço da tripulação tenha licença desportiva.
CAMPEONATOS NACIONAIS EM AGOSTO - Realizar-se-ão em Portimão de 22 a 25 de Agosto os Campeonatos Nacionais de Cruzeiros de ANC, ANC-SpB e IRC. Lembra-se aos interessados em participar no Campeonato Nacional de ANC-SpB que devem solicitar o mais brevemente possível a emissão do respectivo certificado. Este certificado não envolve custos acrescidos para os veleiros que já possuam certificado ANC. Lembra-se que os abonos IRC também podem ser solicitados junto da ANC. As inscrições custam 100 €. Os veleiros inscritos e que participem em 75% das regatas terão direito: Lugar grátis na Marina de Portimão de 18 a 29 de Agosto e 50% de desconto de 13 a 17 de Agosto e de 30 de Agosto a 3 de Setembro inclusivé. Se estiver interessado em participar nos campeonatos poderá beneficiar deste desconto apenas de 30 de Agosto a 8 de Setembro. Os associados irão receber, como é habitual, um desdobrável com o anúncio de regata com todo o programa social. A ANC está muito empenhada em que o programa social seja muito melhor que o do ano passado. Agradece-se que os interessados façam as suas inscrições com antecedência, se possível, antes do fim de Julho. Depois disso, por a ANC se encontrar encerrada para férias em Agosto, as inscrições terão de ser feitas no Iate Clube da Marina de Portimão. ATENÇÃO: para que os veleiros participem nestas provas oficiais é necessário que um terço da tripulação tenha licença desportiva. quem a não tenha pode pedi-la na ANC. estas licenças serão grátis desde que solicitadas durante o mês de Julho.
MEDIÇÕES E PESAGENS - Já se efectuaram 2 sessões de pesagem de embarcações. Estamos a organizar uma 3ª sessão, mas só a faremos quando tivermos um número que a justifique. Há já uma lista de inscritos pelo que se estiver interessado em pesar a sua embarcação inscreva-se. Lembramos que temos um serviço de medição à disposição dos interessados, bastando solicitar a medição da sua embarcação na sede. Informa-se que, o nosso colaborador João Henrique está na sede, das 17 às 20 horas das terças às sextas-feiras, para o atender em assuntos relacionados com os Sistemas de Abono ANC e IRC.
QUOTAS, ABONOS E SEGURO - Lembramos aos associados que se encontram a pagamento as quotas (40 euros) e que os abonos só são emitidos (10 euros a renovação e 20 os novos) depois de ter regularizado a sua situação. Chamamos a atenção dos sócios que ainda não aderiram ao nosso seguro de grupo, que o podem fazer a todo o momento, pagando só o tempo que falta para o fim da anuidade.
GUADIANA - Outra opção neste Verão é a clássica subida do Guadiana. A largada será de Vilamoura a 15 de Agosto e o cruzeiro passará pela Ilha Canela (Espanha), Alcoutim, Tavira e voltará de novo a 18 a Vilamoura a tempo de participar no Campeonato Nacional em Portimão. A organização está a cargo do CIMAV. Inscreve-te na nossa sede.
CRUZEIRO/REGATA À MADEIRA - O programa pode ser consultado na sede. Existem já 15 inscrições e o prazo para a inscrição ao preço mais baixo foi prorrogado, sendo contudo conveniente inscrever-se o mais rapidamente possível. Agradece-se que informe da sua vontade em ir às Ilhas Selvagens ou/e Desertas para se poder fazer o pedido. Convém também que informe se não tem o barco habilitado para alto mar, ou se não leva a bordo um patrão de alto mar, para a organização poder pedir ao IMP, ao abrigo do Regulamento da Náutica de Recreio, dispensa desses atributos. A Direcção já convocou uma reunião de patrões estando programada a próxima para o dia 28 de Junho. Na reunião já efectuada ficou decidido que o regresso da frota se realizaria no dia 22 de Agosto.
CRUZEIRO/REGATA SEVILHA /PORTIMÃO - Afinal, por motivos diplomáticos, a Associação dos Navegantes da Andaluzia já não inclui Casablanca no programa. Assim, esta Associação, a Marina de Portimão e a ANC vão organizar um programa que inclui em simultâneo um cruzeiro e uma regata. Este programa decorrerá de 13 a 21 de Julho, havendo ainda um passeio em terra programado para o dia 22. Quem quiser poderá participar na Regata Al-Andalus 2002 (os Sistemas de Abono são IMS e ANC) ou em cruzeiro, sendo o programa social o mesmo para ambos os casos. Como a Regata Lagos-Palos se realiza de 13 a 16 de Julho, abre-se a possibilidade, para quem queira fazer esta regata, de se juntar no dia 17 ou18 à Regata Al-Andalus 2002 em Porto Sherry. Para maior informação consultar a sede da ANC.
LIVROS DE REGRAS DE REGATA - Para quem solicitou licença desportiva tem à sua disposição na sede da ANC o livro de regras de regata da ISAF editada pela FPV.
FECHO PARA FÉRIAS - Informamos os nossos associados que durante o mês de Agosto a sede da ANC encerrará para férias, pelo que solicitamos que todos os assuntos relacionados com seguros (alterações, extensões para fora da área de cobertura, novos seguros, etc.) terão que ser tratados até ao fim do mês de Julho.
Página principal da A.N.C.
Coloque aqui o seu correio, sugestões, ou informações.