Caros Associados e amigos ANC Praticantes de Regatas
Fruto da evolução da frota que tem vindo a crescer em linha de água, área vélica e apuro das tripulações, tem sido consensual que o maior problema na organização de regatas na Classe Cruzeiros ANC atualmente, é a enorme disparidade de andamento das embarcações mais rápidas para as mais lentas, que leva a dificuldades acrescidas na organização de regatas, para que estas tenham um percurso suficiente para as mais rápidas e simultaneamente possível para as mais lentas.
Simultaneamente, e também pela evolução da frota, verifica-se que na linha de largada das provas em abono ANC, quando não existem provas em ORC, existem muito mais embarcações em A que em B, e em desproporcionalidade semelhante dos B’s para os D’s.
Por forma a reequilibrar as classes, pelo menos em número de embarcações à largada, foi decidido propor o reajustamento do limiar superior e inferior de transição de classe B, conforme:
0,920 < B < 0,995
Mantendo os Sportboats (E) inalterados.
Manter-se-á a possibilidade de embarcações perto do limiar de separação, possam mudar de divisão pelos critérios já anteriormente definidos pela CT e após aprovação desta.
Esperando que tal venha a proporcionar competições mais ao agrado de todos, pretende a Direção que esta modificação seja implementada, a partir de 01 de Janeiro próximo. As embarcações que, por motivo da alteração apresentada, mudarem de divisão deverão contatar a sede para que lhes seja trocado o galhardete de forma graciosa.
Os certificados alterados serão publicados no site da ANC no final do mês de Dezembro, após aprovação na AG extraordinária de 24 de Outubro pelas 21 horas.
Nesta AG, e no ponto agendado de Outros Assuntos será apresentado uma proposta de regulamentação e organização de um Ranking Anual Regional da ANC pelo Associado Armador António Fernandes da embarcação CONTRASTES, cuja proposta já se encontra no nosso site: Link Proposta.
Apresentando Cordiais Saudações Náuticas
A Direção