Boa Esperança

Em 1987/88 a APORVELA com o apoio das Comunidades Portuguesas da África do Sul, promoveu e realizou o projecto da caravela Bartolomeu Dias para comemorar o V Centenário da passagem do Cabo da Boa Esperança (1488). Esta caravela está actualmente em exposição no Museu dos Descobrimentos em Mossel Bay na África do Sul.

Lançada à água em Vila do Conde a 28 de Abril de 1990, a Boa Esperança é uma réplica tão aproximada quanto possível de um caravelão (aqui o sufixo é diminutivo) ou caravela quinhentista de dois mastros. Foi construída por especialistas de construção naval em madeira, de acordo com o que se sabe das regras de construção naval daquele tempo, mas tendo em atenção os modernos requisitos de segurança e conforto. Foram usadas diversas madeiras como o pinheiro bravo no forro, borda falsa, sobre-quilha e mastros, o carvalho e sobro nas balizas, cambola no convés e tombadilho e eucalipto nas vergas.
Destina-se a possibilitar o treino de mar e vela, participar em provas, eventos náuticos e à investigação do comportamento e manobra das antigas caravelas.

Realizou a viagem inaugural no Verão de 1990 para participar nas comemorações em Bruges da criação, no séc. XV, da primeira feitoria comercial portuguesa da Europa. Todos os anos toma parte em diversos eventos náuticos tendo marcado presença no Colombo 92 e Brest 96. A caravela já percorreu cerca de 40.000 milhas nos mares do Norte da Europa, Mediterrâneo, América do Norte e portos portugueses, sempre capitaneada e tripulada por elementos voluntários da APORVELA.
Também esteve presente nas comemorações oficiais do V Centenário da Chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, em 8 de Março de 2000, fazendo a viagem de Lisboa a Cabrália na frota de veleiros portugueses que integrou, além da Sagres, 23 veleiros da ANC.

Actualmente foi cedida à Região de Turismo do Algarve e encontra-se em Lagos. Nos estaleiros de Vila do Conde foi entretanto construída uma nova caravela, a Vera Cruz, a terceira réplica que a APORVELA promove.

Características

Altura do mastro grande: 18 m.
Altura da mezena: 16 m.
Verga da grande: 26 m.
Verga da mezena: 20 m.
Comprimento fora a fora: 23,8 m.
Comprimento à linha de água: 21,7 m.
Boca: 6,6 m.
Calado: 3,3 m.
Motor: Diesel 190 HP
Velocidade média: 4/5 nós
Velocidade máx.: cerca de 10 nós
Alojamentos para 22 pessoas

Men's BLACK PYRAMID