Utilizar uma "linguagem" compreensível e entendível por todos é fundamental para a segurança de quem anda no mar. Até ao séc. XVI a sinalização entre navios era feita içando as velas para determinadas posições ou disparando canhões. Sabemos que Vasco da Gama sinalizava da seguinte forma. Um sinal de fogo era ordem de continuar, dois de virar, três içar a vela moneta (acrescento cosido na esteira dos papafigos) e quatro para amainar. Durante os séc.XVI e XVII parece que os Ingleses e Holandeses hasteavam uma bandeira vermelha sinalizando o início do combate e uma bandeira preta com o significado de cessar o combate. Desde o princípio do séc. XVIII que vários códigos para navegantes têm vindo a ser publicados, como o do o almirante inglês Richard Howe em 1777. Um outro almirante inglês, Sir Home Popham, aperfeiçoou um alfabeto de bandeiras. Mas só em 1817 o código de sinais do comandante Frederick Marryat teve aceitação internacional, com bandeiras representando os numeros de 0 a 9, uma bandeira de "Rendez-vous", outra "Telegráfica", a "Union Jack", quatro substitutas e uma "Numérica". Cada sinal não tinha mais de 4 bandeiras o que perfazia quase 9000 sinais.
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
0 |
1 Sub. |
2 Sub. |
3 Sub. |
4 Sub. |
Numérica |
Rendez-vous |
Telegráfica |
Código de sinais de Marryat
Outros códigos diferentes foram publicados como um Dinamarquês (Rhode), um Americano (Rogers/Larkins) e um Francês (Reynold). De uma revisão em 1961 resultou o actual código, que tinha sido concebido em 1855 e publicado em Inglaterra em 1857, tendo sido editado pela última vez em 1988 pela IMO (International Maritime Organization).
O C.I.S. é composto por 26 bandeiras alfabéticas, 10 numéricas, 3 substitutas e um galhardete de código ou reconhecimento. Todas as bandeiras alfabéticas, exceptuando a letra "R", significam uma mensagem distinta. Podem-se combinar umas com as outras sendo lidas do topo para a base. As bandeiras estão concebidas de modo a ser reconhecidas mesmo estando parcialmente cobertas.
Descreve-se aqui apenas um pequeno resumo com o objectivo de dar a perceber a importância deste meio de comunicação entre navios. À frente de cada bandeira é indicada a soletração usada nas comunicações rádio. A edição do "Código Internacional de Sinais" é da responsabilidade do Instituto Hidrográfico e contém toda a informação sobre a interpretação e utilização dos diversos códigos de sinalização (Bandeiras, Morse e Homógrafo).
Alfa |
Tenho um mergulhador na água. Mantenha-se afastado e navegue a baixa velocidade. |
November |
Não (resposta negativa ou "O significado do grupo anterior deve ser interpretado na forma negativa"). |
Bravo |
Estou a carregar ou descarregar, ou a transportar carga perigosa. |
Oscar |
Homem ao mar. |
Charlie |
Sim (resposta afirmativa ou "O significado do grupo anterior deve ser interpretado na forma afirmativa"). |
Papa |
Num porto: Todas as pessoas devem regressar a bordo porque o navio vai largar. |
Delta |
Mantenha-se afastado de mim; estou a manobrar com dificuldade. |
Quebec |
O estado sanitário do meu navio é bom e peço livre prática. |
Echo |
Estou a guinar para estibordo |
Romeo |
|
Foxtrot |
Estou com avaria; comunique comigo. |
Sierra |
Estou operando com propulsão à ré. |
Golf |
Preciso de um piloto. (em locais de pesca e por navios de faina pesqueira a curta distância uns dos outros, significa "Estou a meter dentro as minhas redes). |
Tango |
Mantenha-se afastado; nós estamos a pescar de arrasto em parelha. |
Hotel |
Tenho piloto a bordo. |
Uniform |
Você está a dirigir-se para um perigo. |
India |
Estou a guinar para bombordo. |
Victor |
Preciso de assistência |
Julliet |
Mantenha-se bem afastado de mim. Tenho fogo a bordo e transporto carga perigosa ou estou a derramar carga perigosa. |
Whiskey |
Preciso de assistência médica. |
Kilo |
Desejo comunicar consigo. |
X-Ray |
Suspenda as suas manobras e preste atenção aos meus sinais. |
Lima |
Pare o seu navio imediatamente. |
Yankee |
Estou a arrastar o meu ferro (garrar). |
Mike |
O meu navio está parado e sem seguimento. |
Zulu |
Preciso de um rebocador. (em locais de pesca e por navios de faina pesqueira a curta distância uns dos outros, significa "Estou a lançar as minhas redes"). |
1ª substituta. 2ª substituta. 3ª substituta. galhardete do Código ou Reconhecimento. | |||
Nadazero 1 Unaone 2 Bissotwo 3 Terrathree 4 Kartefour 5 Pantafive 6 Soxisix 7 Setteseven 8 Oktoeight 9 Novenine |
Segundo o Código Internacional de Sinais, Parte IV, Anexo E, as bandeiras tem dimensões regulamentares, das quais se destacam as seguintes:
bandeiras rectangulares |
|
bandeiras numerais |
|
bandeiras substitutas |
|