Exercícios Carta de Marinheiro

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Exercício M4

Este exercício serve para testar a matéria de exame para obtenção da Carta de Marinheiro. Em cada pergunta assinale uma só resposta. No final clique em calcular para obter o resultado. As respostas que estão erradas ficam assinaladas no campo junto ao número da pergunta.
Deve obter mais de 12 pontos e não falhar mais do que uma resposta no RIEAM.

  Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar:
 1. Quais os balões que um navio fundeado deve mostrar?
 
 2. Selecione o significado do seguinte sinal sonoro:
 
 3. Navios que se aproximam roda a roda devem:
a) guinar ambos para bombordo de modo a que o rumo varie um mínimo de 30º
b) guinar ambos para estibordo de modo a que o rumo varie um mínimo de 10º
c) guinar ambos para estibordo de modo a que o rumo varie um mínimo de 5º
d) guinar ambos francamente para estibordo
 4. A regra de navio que alcança aplica-se a:
a) um navio com uma marcação constante de 100º, em aproximação
b) um navio com uma marcação constante de 20º em afastamento
c) um navio com uma marcação constante de 150º, em aproximação
d) um navio com uma marcação constante de 5º, em aproximação
 5. Escolha a resposta mais adequada
Dois navios à vela aproximam-se um do outro, com risco de abalroamento. Se receberem o vento por bordos diferentes, o que o receber por deverá desviar-se do caminho do outro.
 6. Quando um navio à vela e um navio de propulsão mecânica navegam em rumos cruzados, de tal forma que exista risco de abalroamento, o navio que deve manobrar é:
a) o navio de propulsão mecânica
b) o navio que se apresentar por estibordo
c) o navio que se apresentar por bombordo
d) o navio à vela
   
  Segurança
 7. Se for detectado um incêndio a bordo, num compartimento fechado, deve-se:
a) fechar toda a ventilação de modo a cortar a entrada de oxigénio
b) abrir toda a ventilação de modo a não acumular gases no compartimento
c) abrir toda a ventilação de modo a arrefecer o compartimento
d) abrir toda a ventilação de modo a permitir o combate ao incêndio
 8. A técnica de navegação debaixo de temporal em que se navega aproado à ondulação, chama-se:
a) onda na proa
b) navegar aproado ao tempo
c) correr com o tempo
d) corre com a ondulação
 9. A portaria 1464/2002 estabelece os meios de salvação e sinais visuais de socorro mínimos a bordo; indique quantos coletes de salvação devem existir a bordo de uma embarcação:
 10. A viga longitutinal que fecha a ossada inferiormente chama-se:
a) Quilha
b) Patilhão
c) Baliza
d) Coberta
 11. A peça que se eleva à proa, no prolongamento da quilha e fechando a ossada, chama-se:
a) Sobrequilha
b) Roda de proa
c) Contra-roda
d) Capelo
 12. Fazer que a proa da embarcação se aproxime da linha do vento designa-se por:
a) Orçar
b) Arribar
c) Rizar
d) Atravessar
 13. Ao fecho superior do casco com função de pavimento chama-se:
 
 14. A parte destinada a proteger a embarcação dos choques nas atracações chama-se:
a) Remos
b) Cadaste
c) Verdugo
d) Quilha
 15. Em Portugal continental à entrada de um porto, a BB as marcas laterais são de côr:
a) Vermelha
b) Verde
c) Verde e vermelha
d) Preta e amarela
 16. Em relação ao sentido de balizagem, ao contrário das marcas laterais, as marcas cardinais indicam:
a) Zonas de fundeio
b) Zonas de exercícios militares
c) Zonas livres de perigo
d) Zonas de remoínhos
 17. Num determinado local a sonda reduzida é de 8,5 metros e a amplitude da maré de 3,10 metros.
Se a altura da preia-mar é de 3,40 metros, qual é a altura de maré na baixa-mar seguinte?
metros (Nota: use o ponto em vez da vírgula como separador decimal)
 18. O plano a que são referidas as alturas de maré indicadas nas Tabelas de Marés, designa-se por:
 
 19. A admissão aos cursos de navegador de recreio depende da satisfação dos seguintes requisitos gerais:
a) Saber velejar
b) Saber nadar e remar
c) Ter a respectiva autorização de quem exerça o poder paternal, quando forem menores
d) Saber ler e escrever, caso tenham idade inferior a 18 anos
e) As alineas b) e c) estão correctas
f) As alineas b), c) e d) estão correctas
 20. A vistoria que tem lugar quando ocorrem alterações na ER devido a modificações técnicas ou estruturais designa-se por:
a) Vistoria de alteração
b) Vistoria de manutenção
c) Vistoria de registo
d) Vistoria de capitania
 21. Quando temos o objectivo de criar uma mãozinha no chicote de um cabo utilizamos:
a) Um nó de escota
b) Um lais de guia
c) Uma volta de fiel
d) Um nó de azelha
 22. O efeito do leme na marcha AR é:
a) Mais enérgico que na marcha AV
b) Menos enérgico que na marcha AV
c) Muito semelhante ao da marcha AV
d) Muito mais enérgico que na marcha AV
 23. Numa ER, o hélice no seu movimento de rotação em marcha AV, origina uma corrente de sucção de descarrega-a para:
a) Vante
b)
c) Alheta de BB
d) Alheta de EB
 24. Ao conduzir em mar aberto a embarcação da figura, um tripulante cai à água no local indicado. Sabendo que o vento sopra como assinalado e que não há corrente significativa, escolha a figura com a manobra de rotação mais correcta.
 
a)
b)
c)
 25. O significado «mergulhador na água», corresponde à bandeira:
a) A do CIS
b) B do CIS
c) O do CIS
d) C do CIS
 26. Numa ferida com hemorragia onde exista um corpo estranho deve-se

o corpo estranho.

 27. Num adulto saudável considera-se como normal uma pulsação de:
a) 30
b) 70
c) 110
d) 120
 28. O efeito provocado numa embarcação com o vento pelo sector da popa é:
a) adornamento
b) redução do seguimento
c) aumento do seguimento
d) nenhuma das alineas anteriores está correcta
 29. Ao efectuar a manobra de atracação deve:
a) Ter as defensas guardadas em local de fácil acesso
b) Ter as defensas colocadas na borda da embarcação
 30. Ao arrancar com um motor fora de borda deve-se verificar se o motor se encontra:
a) engrenado a vante
b) engrenado à ré
c) desengrenado
d) engrenado em ponto morto
  Nr. de respostas certas:   Pontuação: em 20 possíveis

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