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Exercício M4
Este exercício serve para testar a matéria de exame para obtenção da Carta de Marinheiro. Em cada pergunta assinale uma só resposta. No final clique em calcular para obter o resultado. As respostas que estão erradas ficam assinaladas no campo junto ao número da pergunta.
Deve obter mais de 12 pontos e não falhar mais do que uma resposta no RIEAM.
| Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar: | |||||||
| 1. | Quais os balões que um navio fundeado deve mostrar? | ||||||
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| 2. | Selecione o significado do seguinte sinal sonoro: | ||||||
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| 3. | Navios que se aproximam roda a roda devem: | ||||||
| a) guinar ambos para bombordo de modo a que o rumo varie um mínimo de 30º | |||||||
| b) guinar ambos para estibordo de modo a que o rumo varie um mínimo de 10º | |||||||
| c) guinar ambos para estibordo de modo a que o rumo varie um mínimo de 5º | |||||||
| d) guinar ambos francamente para estibordo | |||||||
| 4. | A regra de navio que alcança aplica-se a: | ||||||
| a) um navio com uma marcação constante de 100º, em aproximação | |||||||
| b) um navio com uma marcação constante de 20º em afastamento | |||||||
| c) um navio com uma marcação constante de 150º, em aproximação | |||||||
| d) um navio com uma marcação constante de 5º, em aproximação | |||||||
| 5. |
Escolha a resposta mais adequada Dois navios à vela aproximam-se um do outro, com risco de abalroamento. Se receberem o vento por bordos diferentes, o que o receber por deverá desviar-se do caminho do outro. |
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| 6. | Quando um navio à vela e um navio de propulsão mecânica navegam em rumos cruzados, de tal forma que exista risco de abalroamento, o navio que deve manobrar é: | ||||||
| a) o navio de propulsão mecânica | |||||||
| b) o navio que se apresentar por estibordo | |||||||
| c) o navio que se apresentar por bombordo | |||||||
| d) o navio à vela | |||||||
| Segurança | |||||||
| 7. | Se for detectado um incêndio a bordo, num compartimento fechado, deve-se: | ||||||
| a) fechar toda a ventilação de modo a cortar a entrada de oxigénio | |||||||
| b) abrir toda a ventilação de modo a não acumular gases no compartimento | |||||||
| c) abrir toda a ventilação de modo a arrefecer o compartimento | |||||||
| d) abrir toda a ventilação de modo a permitir o combate ao incêndio | |||||||
| 8. | A técnica de navegação debaixo de temporal em que se navega aproado à ondulação, chama-se: | ||||||
| a) onda na proa | |||||||
| b) navegar aproado ao tempo | |||||||
| c) correr com o tempo | |||||||
| d) corre com a ondulação | |||||||
| 9. |
A portaria 1464/2002 estabelece os meios de salvação e sinais visuais de socorro mínimos a bordo; indique quantos coletes de salvação devem existir a bordo de uma embarcação: |
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| 10. | A viga longitutinal que fecha a ossada inferiormente chama-se: | ||||||
| a) Quilha | |||||||
| b) Patilhão | |||||||
| c) Baliza | |||||||
| d) Coberta | |||||||
| 11. | A peça que se eleva à proa, no prolongamento da quilha e fechando a ossada, chama-se: | ||||||
| a) Sobrequilha | |||||||
| b) Roda de proa | |||||||
| c) Contra-roda | |||||||
| d) Capelo | |||||||
| 12. | Fazer que a proa da embarcação se aproxime da linha do vento designa-se por: | ||||||
| a) Orçar | |||||||
| b) Arribar | |||||||
| c) Rizar | |||||||
| d) Atravessar | |||||||
| 13. | Ao fecho superior do casco com função de pavimento chama-se: | ||||||
| 14. | A parte destinada a proteger a embarcação dos choques nas atracações chama-se: | ||||||
| a) Remos | |||||||
| b) Cadaste | |||||||
| c) Verdugo | |||||||
| d) Quilha | |||||||
| 15. | Em Portugal continental à entrada de um porto, a BB as marcas laterais são de côr: | ||||||
| a) Vermelha | |||||||
| b) Verde | |||||||
| c) Verde e vermelha | |||||||
| d) Preta e amarela | |||||||
| 16. | Em relação ao sentido de balizagem, ao contrário das marcas laterais, as marcas cardinais indicam: | ||||||
| a) Zonas de fundeio | |||||||
| b) Zonas de exercícios militares | |||||||
| c) Zonas livres de perigo | |||||||
| d) Zonas de remoínhos | |||||||
| 17. |
Num determinado local a sonda reduzida é de 8,5 metros e a amplitude da maré de 3,10 metros. Se a altura da preia-mar é de 3,40 metros, qual é a altura de maré na baixa-mar seguinte? metros (Nota: use o ponto em vez da vírgula como separador decimal) |
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| 18. | O plano a que são referidas as alturas de maré indicadas nas Tabelas de Marés, designa-se por: | ||||||
| 19. | A admissão aos cursos de navegador de recreio depende da satisfação dos seguintes requisitos gerais: | ||||||
| a) Saber velejar | |||||||
| b) Saber nadar e remar | |||||||
| c) Ter a respectiva autorização de quem exerça o poder paternal, quando forem menores | |||||||
| d) Saber ler e escrever, caso tenham idade inferior a 18 anos | |||||||
| e) As alineas b) e c) estão correctas | |||||||
| f) As alineas b), c) e d) estão correctas | |||||||
| 20. | A vistoria que tem lugar quando ocorrem alterações na ER devido a modificações técnicas ou estruturais designa-se por: | ||||||
| a) Vistoria de alteração | |||||||
| b) Vistoria de manutenção | |||||||
| c) Vistoria de registo | |||||||
| d) Vistoria de capitania | |||||||
| 21. | Quando temos o objectivo de criar uma mãozinha no chicote de um cabo utilizamos: | ||||||
| a) Um nó de escota | |||||||
| b) Um lais de guia | |||||||
| c) Uma volta de fiel | |||||||
| d) Um nó de azelha | |||||||
| 22. | O efeito do leme na marcha AR é: | ||||||
| a) Mais enérgico que na marcha AV | |||||||
| b) Menos enérgico que na marcha AV | |||||||
| c) Muito semelhante ao da marcha AV | |||||||
| d) Muito mais enérgico que na marcha AV | |||||||
| 23. | Numa ER, o hélice no seu movimento de rotação em marcha AV, origina uma corrente de sucção de descarrega-a para: | ||||||
| a) Vante | |||||||
| b) Ré | |||||||
| c) Alheta de BB | |||||||
| d) Alheta de EB | |||||||
| 24. | Ao conduzir em mar aberto a embarcação da figura, um tripulante cai à água no local indicado. Sabendo que o vento sopra como assinalado e que não há corrente significativa, escolha a figura com a manobra de rotação mais correcta. | ||||||
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| 25. | O significado «mergulhador na água», corresponde à bandeira: | ||||||
| a) A do CIS | |||||||
| b) B do CIS | |||||||
| c) O do CIS | |||||||
| d) C do CIS | |||||||
| 26. |
Numa ferida com hemorragia onde exista um corpo estranho deve-se o corpo estranho. |
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| 27. | Num adulto saudável considera-se como normal uma pulsação de: | ||||||
| a) 30 | |||||||
| b) 70 | |||||||
| c) 110 | |||||||
| d) 120 | |||||||
| 28. | O efeito provocado numa embarcação com o vento pelo sector da popa é: | ||||||
| a) adornamento | |||||||
| b) redução do seguimento | |||||||
| c) aumento do seguimento | |||||||
| d) nenhuma das alineas anteriores está correcta | |||||||
| 29. | Ao efectuar a manobra de atracação deve: | ||||||
| a) Ter as defensas guardadas em local de fácil acesso | |||||||
| b) Ter as defensas colocadas na borda da embarcação | |||||||
| 30. | Ao arrancar com um motor fora de borda deve-se verificar se o motor se encontra: | ||||||
| a) engrenado a vante | |||||||
| b) engrenado à ré | |||||||
| c) desengrenado | |||||||
| d) engrenado em ponto morto |
| Nr. de respostas certas: | Pontuação: em 20 possíveis |











