Inclinómetro


Inclinómetro de pêndulo

Inclinómetro de esfera

Tal como o nome quase nos sugere, serve para medirmos a inclinação transversal de uma embarcação. Existem inúmeros tipos de inclinómetros: com um simples pêndulo, ou de bolha semelhante a um nível de pedreiro (e com o mesmo princípio de funcionamento) e outros ainda embutidos numa bússola. É normalmente graduado em fracções de 5 graus numa escala até 45º. Alguns podem indicar mesmo os 90º com fracções de um grau.

Há quem use o inclinómetro apenas como elemento decorativo, mas este instrumento é por vezes essencial. Nos navios, sobretudo naqueles de algum porte, a carga deve ir bem acondicionada e é através deste simples instrumento que aquela pode ser correctamente distribuída e equilibrada nos porões. A carga mal acondicionada pode fazer com que o navio se volte sem poder recuperar a sua posição normal.

Nos pequenos veleiros o inclinómetro dá-nos normalmente indicação de que pode ser altura de rizarmos as velas ou mudarmos de pano. A inclinação excessiva de um veleiro pode ser bonita e emocionante vista do exterior, mas é geralmente sinónimo de que, para o vento que sopra, há pano a mais e consequentemente eficiência a menos. Isto para não esquecer o esforço que todo aparelho está a ser sujeito.

Air Jordan Spizike 3.5 Shoes