Kamal


Kamal

Medir alturas com o Kamal

Este instrumento rudimentar foi mostrado a Vasco da Gama pelo piloto árabe (seria Ahmad Ibn-Madjid?) que o levou à Índia. Era usado pelos árabes para determinar as alturas das estrelas para obter a latitude. Trazido para a Europa pelos portugueses foi utilizado nos nossos navios com a designação de tavoletas de Índia ou balestilha do mouro.

O kamal é compunha-se por uma tábua rectangular com um fio com vários nós suspenso do seu centro. A estes nós correspondia uma graduação em isbas. Prendia-se o nó com os dentes, ou encostava-se a mão com o nó junto à cara, e esticava-se o fio com a peça de madeira afastada da cara, visando o horizonte pelo lado inferior da tábua e a estrela pelo lado oposto. Com a mão livre contavam os nós que sobravam para efectuarem o cálculo. Porque os lados da tábua não eram iguais cada kamal permitia fazer duas séries de alturas compreendidas entre limites diferentes. Uma com o lado maior e outra com o menor. Além disto cada piloto levava mais que um kamal diferente a bordo.

O kamal trazido por Vasco da Gama estava adaptado à navegação no Índico e os nós referiam-se a medidas e a pontos de referências diferentes dos usados entre nós. A adaptação aos nossos mares seria morosa pelo que nunca foi adoptado de forma generalizada.

Há no entanto notícia que, depois de apurado o factor de conversão entre isbas e graus, construiram-se alguns instrumentos deste tipo graduados em graus, e que na primeira metade do séc.XVI os pilotos portugueses ainda se serviram das tavoletas de Índia.

Sabe-se também que em finais do século passado alguns pilotos orientais ainda usavam este instrumento.

adidas ultra boost white Sale -75% OFF Cheap adidas ultra boost black Store