Macau

A lorcha Macau foi projectada e construída pelas Oficinas Navais de Macau em 1987-1988. O casco é de chau-ferro acima da linha de flutuação e de san-cheong, abaixo desta, sendo as zonas de reforço em chau-ferro. O convés e as super-estruturas são em madeira de teca. O aparelho é do tipo oriental, sendo constituído por três velas e vergas em madeira e réguas e retrancas em bambu, envergando em três mastros de madeira. Para além do aparelho vélico, dispõe ainda de dois motores de 300 BHP/1800 Rpm, que proporcionam uma velocidade de cruzeiro de 9 nós. O Macau dispõe ainda de todo o equipamento moderno de navegação e comunicações.
Esta embarcação destina-se a proporcionar a prática de mar à juventude de Macau e a divulgar no estrangeiro o nome do Território, bem como as suas realidades económicas, turísticas e culturais. Em Setembro de 1998, a Macau, foi transmitida à Aporvela pelo Governo de Macau e a Marinha Portuguesa. Posteriormente, por falta de patrocínios, a lorcha foi alienada para as Fundações Oriente e Stanley Ho.


lorcha Macau
lorcha MACAU

O termo lorcha designa uma embarcação cujo casco obedece a um traçado europeu e cujo leme e aparelho vélico são de concepção oriental, combinando assim várias características que lhe davam rapidez e facilidade de manobra.
A tonelagem destes navios era bastante variável, podendo ir desde 30 a 50 toneladas. Normalmente construídas em madeira de cânfora e teca, as lorchas possuíam dois ou três mastros e estavam armadas com inúmeras peças de calibres diferentes.
No séc.XIX as lorchas eram utilizadas quer no transporte de carga quer no serviço de vigilância e defesa contra os piratas.
Através de um afretamento a preços previamente estabelecidos, os patrões das lorchas forneciam serviços de protecção a outras embarcações mercantes e de pesca, ao longo da costa do sul da China e, nalguns casos até perto das costas do Japão e da Coreia.
A sua tripulação era mista, sendo um terço de portugueses e dois terços de chineses, num total que podia chegar até trinta homens.
Em meados do séc.XIX existiam no porto de Macau mais de 60 lorchas, incluindo-se neste número algumas lorchas de guerra, cujo armamento era reforçado, e que se dedicavam apenas ao combate de piratas. São conhecidas as descrições de alguns combates em que intervieram as lorchas Adamastor, Leão Terrível, Amazona, Tritão e que terminaram com a destruição de inúmeros juncos piratas.
A pouco e pouco, por diversos motivos, as lorchas de Macau foram desaparecendo, sendo substituídas por embarcações a vapor, que transportavam mais rapidamente as mercadorias ao longo do litoral da China
Apesar da sua construção não ter sido feita apenas em Macau, pois havia lorchas construídas em Bangkok, Ningpo e Singapura, estas embarcações desapareceram completamente das águas do Sul da China nas primeiras décadas do século XX.


Macau

Características:

Comprimento fora a fora: 26.52 m
Comprimento incluindo gurupés e retranca: 34.10 m
Boca máxima: 6.60 m
Pontal: 3.58 m
Calado: 3.00 m
Guarnição fixa: 10
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