Porto de Aveiro de Delmar Conde vence 11º Trofeu de Vela de Cruzeiro

22/06/2023

Porto de Aveiro de Delmar Conde vence 11º Trofeu de Vela de Cruzeiro – Automóveis do Mondego

Organizado pelo Clube do Mar de Coimbra, Federação Portuguesa de Vela,  Associação Nacional de Cruzeiros e Associação Regional de Vela do Norte, com o alto patrocínio da Automóveis do Mondego e apoios da Praxis e Porto da Figueira da Foz, realizou-se a 17 e 18 de junho na Baía Oceânica da Figueira da Foz, o 11º Troféu de Vela de Cruzeiro - Automóveis do Mondego.

A prova teve a participação de 9 veleiros e quatro dezenas de velejadores provenientes da Figueira da Foz, Aveiro, Ílhavo e Ovar, representando 5 clubes e competindo com “abonos” gentilmente disponibilizados pela ANC.

Apesar de ventos de média e fraca intensidade nos dois dias de prova (sábado 7 a 10 nós NW; domingo 4 a 7 W), o estado do mar sem vaga permitiu a realização de 5 boas e competitivas regatas.

Esta 11ª edição teve como vencedora a embarcação que é também a única totalista de presenças em todas as 11 edições: Porto de Aveiro de Delmar Conde!

A vitória foi muito valorizada pela excelente réplica dada nos dois dias pelo Makai / Bettertech de Miguel Fonseca que venceu as duas regatas de domingo, ficando em segundo da geral. Em terceiro e competindo em solitário o Larimar de José Santos.

A parte social decorreu nas instalações do Centro de Vela do Clube do Mar de Coimbra na Marina da Figueira da Foz, num óptimo convívio entre velejadores e acompanhantes no jantar, servido sábado e no lanche de encerramento no domingo.

Não foi esquecida pela Organização a comemoração pela Marinha dos 100 anos do Farol do Cabo Mondego.

Na entrega de troféus esteve presente o patrocinador principal Automóveis do Mondego.

A precaução e segurança necessárias às atividades marítimas, o elogio ao papel dos Clubes Náuticos e sua contribuição para a literacia e cultura marítima da população, preparando o País para os desafios crescentes da Economia do Mar, foram temas abordados pelo Sr. Capitão do Porto da Figueira da Foz, CFR Pedro Miguel Cervaens Costa que encerrou a cerimónia.

No final, desportiva confraternização entre várias dezenas de velejadores, organizadores, acompanhantes, “staff” organizador e convidados para mais um sucesso desta prova “clássica” da vela de cruzeiro da Região Centro

 

 

 

 

 

 

 

 

Tripulação Porto de Aveiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Porto de Aveiro