Apenas em 1980 foi aprovado em Tóquio um novo sistema de balizagem comum já que até à altura existiam mais de 30 sistemas diferentes. Neste sistema existem cinco tipo de marcas. Destas somente as Marcas Laterais são diferentes segundo as regiões A e B sendo exactamente o contrário relativamente às cores. A região B engloba todo o continente americano (norte e sul), Japão, Filipinas e Coreia sendo o restante afecto à região A. A Balizagem é referida à entrada dos portos, canais e rios.
Marca Lateral
(Região A)
Ao entrar num porto, subir um canal ou rio dê bombordo a estas bóias. A sua numeração é sempre par. | Luz vermelha qualquer ritmo | ||
Dê estibordo a estas bóias. A sua numeração é sempre ímpar. | Luz verde qualquer ritmo | ||
Canal Principal
(Região A)
Estas bóias são preferenciais ou seja podemos dar qualquer dos bordos sendo preferível o bombordo |
Ritmo da luz |
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Estas bóias são preferenciais ou seja podemos dar qualquer dos bordos sendo preferível o estibordo |
Ritmo da luz |
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Marcas Cardinais
Devemos passar a (N,S,W,E), segundo a respectiva boiá cardinal de modo a evitar o perigo.
N |
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Ritmo das luzes |
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Ritmo das luzes |
ZONA DE PERIGO |
Ritmo das luzes |
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W |
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E | |
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Ritmo das luzes |
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S |
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Perigo Isolado
Destinado a assinalar um perigo isolado com fundos navegáveis à volta |
Ritmo da luz |
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Marcas de Águas Limpas
Eixo do canal. Devemos dar sempre bombordo |
Ritmos da luz |
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Marcas Especiais
Não tem por fim ajudar a navegação. Podem indicar zonas de fundear, exercícios militares, zonas de despejos, etc. |
Luz amarela se usada | |
Zona de Mergulho
Um boia com a letra A do C.I.S. indica uma zona com mergulhadores na água. | |
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