Polar

O Navio-Escola Polar, ex-palhabote Anne Linde, é uma réplica pouco fiel do célebre América que venceu a primeira edição da «América Cup». Construído em 1977 no estaleiro de Phoenix B.V. em Westerbroeck perto de de Roterdão, foi registado no porto de Viersen, na R.F.A., e utilizado pelo seu proprietário em cruzeiros do tipo «charter» até 1982.


Em 1983 foi adquirido pela «Windjammer für Hamburg» para ser entregue à Marinha Portuguesa como contrapartida da cedência do ex-navio depósito Santo André, ex-Sagres I. Aumentado ao efectivo dos navios da Armada em 19 de Outubro de 1983, houve a preocupação de lhe atribuir o nome de uma estrela que ainda não tivesse sido usada para designar outro navio da Armada.



O hastear da bandeira nacional

O Polar foi então submetido a um longo periodo de fabricos nos estaleiros nacionais da firma A.H.Parry & Son, com vista a adaptá-lo às suas novas missões. Em Abril de 1985 o Polar inicia o seu primeiro período de actividade operacional, tendo efectuado uma viagem de instrução de cadetes em que visitou a Escola Naval de Marin em Espanha.


Em 1992 acompanhou 109 veleiros, que compunham a embaixada da Marinha de Recreio Portuguesa, à EXPO92 em Sevilha, cruzeiro organizado pela então A.V.C.. No cruzeiro a Tânger em 1994, organizado pela A.N.C., a nossa frota de veleiros teve novamente a companhia do Polar. O N.E. Polar veio substituir na instrução de cadetes da Escola Naval o palhabote Sírius, antigo iate real da Rainha D. Amélia.
As principais missões do N.E. Polar são as seguintes:

- proporcionar a instrução de vela, marinharia e adaptação à vida no mar dos Cadetes da Escola Naval;
- efectuar presenças navais em representação do País e da Marinha, nomeadamente nos países onde existem comunidades portuguesas, por forma a estreitar os laços culturais;
- colaborar na realização de exames para desportistas náuticos.


Características:

Deslocamento: 76 t Comprimento total (gurupés e retranca): 28.3 m
Comprimento do casco: 22.6 m
Boca: 4.85 m
Calado: 2.85 m
Altura do mastro: 20.25 m
Área vélica: 304 m2
Velocidade: 9.5 nós
Autonomia: 1200 milhas