Regras Balões de Navegação

Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar

As regras aqui descritas são um resumo alargado do Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar no que diz respeito aos Balões usados em navegação. Omitiu-se a descrição dos anexos e parte de algum texto, mantendo-se no entanto o essencial. "As regras relativas a balões devem ser cumpridas de dia ..." , do Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar.

Regras de Manobra e Navegação | Sinais Sonoros | Faróis | Balões

Consulte sempre a publicação oficial e os avisos aos navegantes publicados pelo Instituto Hidrográfico.

 


Características dos balões nas embarcações

Balão esférico, balão cónico, balão cilíndrico e balão bicónico

a) Os balões devem ser pretos e ter as seguintes dimensões:

(i) o balão esférico deve ter um diâmetro não inferior a 0.6 m.;

(ii) o balão cónico deve ter um diâmetro de base não inferior a 0.6 m. e uma altura igual ao seu diâmetro;

(iii) o balão cilíndrico deve ter um diâmetro de base não inferior a 0.6 m. e uma altura dupla do seu diâmetro;

(iv) o balão bicónico é formado por dois balões cónicos, definidos pela alínea (ii), unidos pela base;

b) A distância entre os balões não deve ser inferior a 1.5 m.

c) A bordo de um navio de comprimento inferior a 20 m., os balões podem ter dimensões menores, mas em proporção com o tamanho do navio, podendo a distância que os separa ser correspondentemente reduzida.


Regra 24 - Rebocando e empurrando:

Rebocador maior que 50m. e reboque superior a 200m.; rebocado de difícil avistamento

a) Um navio de propulsão mecânica rebocando deve mostrar:

...

(v) um balão bicónico onde melhor possa ser visto, se o comprimento do reboque ultrapassar os 200m.

e) Um navio ou objecto rebocado, com excepção dos mencionados no parágrafo g) desta Regra, deve mostrar:

...

(iii) um balão bicónico onde melhor possa ser visto, se o comprimento do reboque ultrapassar os 200m.

g) Um navio ou objecto rebocado que está parcialmente submerso e de difícil avistamento, ou um conjunto destes navios ou objectos rebocados, deve mostrar:

...

(iv) um balão bicónico na extremidade ou o mais próximo da extremidade de ré do último navio ou objecto rebocado e, se o comprimento do reboque for superior a 200 m., um balão adicional bicónico no local o mais visível e o mais vante possível.

h) Se, por uma razão justificada, um navio ou objecto rebocado está impossibilitado de mostrar os balões prescritos nos parágrafos e) ou g) desta Regra, deverão ser tomadas todas as medidas possíveis para pelo menos indicar a sua presença.


Regra 25 - Navios à vela ou a remos a navegar:

Barco a navegar à vela e a motor

e) Um navio a navegar à vela, quando seja propulsionado mecânicamente, deve mostrar a vante, onde melhor possa ser visto, um balão cónico, com vértice para baixo.


Regra 26 - Navios de pesca:

Arrastão superior a 50 m. em faina a navegar, e pesqueiro com arte estendida horizontalmente por mais de 150 m.

a) Um navio em faina de pesca, quer esteja a navegar ou fundeado, só deve mostrar os balões prescritos na presente Regra.

b) Um navio a arrastar deve mostrar:

(i) dois balões cónicos unidos pelos vértices dispostos na mesma linha vertical. Um navio de comprimento inferior a 20 m., em vez destes balões, pode mostrar um cesto;

...

c) Um navio em faina de pesca, à excepção dos que estejam a arrastar, deve mostrar:

(i) dois balões cónicos unidos pelos vértices dispostos na mesma linha vertical. Um navio de comprimento inferior a 20 m., em vez destes balões, pode mostrar um cesto;

...

d) Um navio em faina de pesca, na próximidade de outros navios, também em faina de pesca pode mostrar os sinais adicionais descritos no anexo II deste Regulamento (Sinais adicionais para navios de pesca pescando na próximidade uns dos outros).

e) Um navio que não está em faina de pesca não deve mostrar os balões prescritos por esta Regra, mas somente os prescritos para um navio do seu comprimento.


Regra 27 - Navios desgovernados ou com capacidade de manobra reduzida:

Dragaminas, navio desgorvernado, navio com capacidade de manobra reduzida, navio a dragar e navio em operações de mergulhadores

a) Um navio desgovernado deve mostrar:

...

(ii) dois balões esféricos ou marcas análogas, também dispostos na mesma linha vertical, visíveis em todo o horizonte onde melhor possam ser vistos;

...

b) Um navio com capacidade de manobra reduzida, que não seja um navio ocupado em operações de limpeza de minas, deve mostrar:

...

(ii) três balões segundo uma linha vertical, onde melhor possam ser vistos. O superior e o inferior devem ser esféricos e o do meio bicónico;

...

(iv) os balões prescritos pela Regra 30, quando fundeado, além dos indicados nas alíneas (ii).

c) Um navio de propulsão mecânica ocupado numa operação de reboque que restrinja seriamente ao navio rebocador e seu reboque a capacidade de alterar o rumo, além dos balões prescritos na Regra 24 a) deve mostrar os balões prescritos nas alíneas (ii) do parágrafo b) desta Regra.

d) Um navio com capacidade de manobra reduzida, a dragar ou a executar operações submarinas, deve mostrar os balões prescritos nas alíneas (ii) do parágrafo b) desta Regra e quando exista uma obstrução, deve também mostrar:

(i) dois balões esféricos dispostos na mesma linha vertical visíveis em todo o horizonte para indicar o bordo onde se encontra a obstrução;

(ii) dois balões bicónicos dispostos na mesma linha vertical visíveis em todo o horizonte para indicar o bordo pelo qual outro navio pode passar;

(iii) quando está fundeado, deve mostrar, em vez dos balões prescritos pela Regra 30, os balões prescritos neste parágrafo.

e) Um navio participando em operações de mergulhadores, que por motivo das suas dimensões, não possa mostrar todos os balões prescritos no parágrafo d) desta Regra deve mostrar:

...

(ii) uma réplica rígida, de altura não inferior a 1 m., da bandeira A do C.I.S.. Deve tomar medidas para que esta réplica seja visível em todo o horizonte.

f) Um navio executando operações de limpeza de minas, além dos balões prescritos pela Regra 30 para os navios fundeados, consoante o caso deve mostrar três balões esféricos. Deve mostrar um destes balões próximo da parte superior do mastro de vante e os outros dois balões um em cada lais da verga do mesmo mastro. Estes balões indicam que é perigoso para outro navio aproximar-se a menos de 1.000 m. do navio que efectua a limpeza de minas.

g) Os navios de comprimento inferior a 12 m., excepto os navios ocupados em operações de mergulhadores, não são obrigados a mostrar os balões prescritos nesta Regra.

h) Os sinais indicados nesta Regra não são de navios em perigo e necessitem de ajuda. Os sinais desta última categoria figuram no anexo IV deste Regulamento (Sinais de Perigo).


Regra 28 - Navios condicionados pelo seu calado:

Um navio condicionado pelo seu calado, pode mostrar, onde melhor possa ser visto, um balão cilíndrico.


Regra 29 - Barcos de pilotos:

a) Um barco de pilotos em serviço de pilotagem deve mostrar:

...

(iii) quando fundeado, os balões prescritos na Regra 30 para navios fundeados.

b) Um barco de pilotos que não esteja em serviço deve mostrar os balões respeitantes a um navio do seu comprimento.


Regra 30 - Navios fundeados e navios encalhados:

Navio maior que 50 m. fundeado e navio encalhado

a) Um navio fundeado deve mostrar, onde melhor possa ser visto:

(i) um balão esférico a vante;

...

d) Um navio encalhado deve mostrar, além dos balões prescritos no parágrafo a), desta Regra e no local onde melhor possam ser vistos:

...

(ii) três balões esféricos, dispostos segundo uma linha vertical.

e) Um navio de comprimento inferior a 7 m., quando fundeado não é obrigado a mostrar os balões prescritos no parágrafo a) desta Regra, excepto se fundeado ou encalhado num canal estreito, via de acesso ou zona de fundeadouro, na próximidade destes locais, ou numa zona habitualmente frequentada por outros navios.

f) Um navio de comprimento inferior a 12 m., quando está encalhado não é obrigado a mostrar os balões prescritos na alínea (ii) do parágrafo d) desta Regra.

jordan shoes for sale outlet pink