Abono ANC

Em regatas de cruzeiros nem sempre correm barcos iguais. Para se tentar obter um equilíbrio entre barcos diferentes usam-se vários métodos, entre os quais um factor, a que chamamos de abono em tempo, que é multiplicado ao tempo total gasto por um barco em regata. Por isso nem sempre aquele que chega primeiro ganha.

Este abono é calculado em função das características do barco que, mesmo em veleiros do mesmo modelo, pode resultar em diferenças por vezes substanciais. Isto apenas porque, por exemplo, a área vélica de um pode ser maior que outra, ou um usa balão e outro não, ou ainda haver diferença nos hélices, materiais das velas, etc. Não estranhe por isso algumas diferenças nos abonos desta lista em barcos aparentemente iguais.

Consulte Abonos »» aqui

»» Regulamento do Sistema de Abono ANC para 2013, com as alterações aprovadas na AG de 22 de Março de 2013

»» Recomendações para a organização de regatas em Sistema de Abono ANC

»» Fórmula do abono

»» Medidas e Figuras

»» Preçário Geral

»» Preçário medição

»» Certificado de Pesagem

»» Pedido de Certificado de Abono