Quadro de Notícias

O que há de novo ...
Pretende-se neste secção divulgar novidades náuticas relevantes para os Associados e o que vai aparecendo de novo nas nossas páginas.
Se é um visitante regular deve começar por esta secção. Os Associados devem também ler as últimas afixadas no Quadro de Avisos.
Pode também consultar os Boletins Informativos ANC em formato Pdf.

Data Título Texto
10/07/2024 a 05/08/2024

VII Travessia 2024 - Cruzeiro de Verão ANC

Caros Associados,

A ANC, em colaboração com a Associação 500 anos da I Volta ao Mundo à Vela, vai mais uma vez organizar um cruzeiro de verão, que este ano terá como novidade a visita de uma frota Espanhola a Lisboa seguida da prática de vários portos Portugueses e da Andaluzia, Ceuta e terminando em Tanger, no dia 5 de Agosto.

Publicamos em anexo o Programa Oficial atualizado, no seu original em Castelhano, que nos abstivemos de traduzir e que ainda poderá sofrer alguma modificação de pormenor.

Para participar, deverá enviar um email para geral@ancruzeiros.pt com nome, nº de associado, telefone, email, nome da embarcação, suas caracteristicas e número de tripulantes. O processo de inscrição e de pagamento do cruzeiro será feito com a ANC, seguindo os valores e normas definidas pela organização. (em anexo).

No ato de inscrição será enviado uma referência MB para pagamento da embarcação e do nº de tripulantes, conforme indicado nas normas de inscrição. 

O numero de participantes é limitado e a aceitação será de acordo com a ordem de inscrição.

Estamos, em colaboração com a Associação 500 Anos, a ultimar os preparativos do Cruzeiro, que serão enviados à lista de inscritos, juntamente com o pedido da documentação necessária para facilitar a chegada a cada porto.

Esta será a VII Travessia que este ano é dedicada ao Infante D. Henrique e ao Duque de Medina Sidónia e, à semelhança das edições anteriores, vamos tornar este Cruzeiro uma grande festa de celebração do Mar, da Vela e da confraternização entre as várias tripulações

 

A Direção

 

25/06/2024

Reunião de skippers do Cruzeiro de Verão 2024 a Tânger e Ceuta

Reunião de skippers do Cruzeiro de Verão 2024 a Tânger e Ceuta
 
Realiza-se na n/ sede na próxima terça-feira dia 25 pelas 1830, reunião de skippers dos participantes inscritos (e interessados!), para esclarecimentos e detalhes deste cruzeiro.  Para aqueles que ainda não se inscreveram, urge que o façam agora, por mail ou na sede.
 
+ informação
 

08/06/2024 a 16/06/2024

Marina Vilamoura International Boat Show

Em ano de celebração de meio século da Marina de Vilamoura

 

27ª edição do

Marina de Vilamoura International Boat Show

acolhe uma centena de embarcações das principais marcas do setor

 

 

Vilamoura, 03 de Junho de 2024 – A 27ª edição do Marina de Vilamoura International Boat Show decorre de 8 a 16 de Junho de 2024, em Vilamoura. Numa organização conjunta da Marina de Vilamoura e da FIL – Feira Internacional de Lisboa, o Boat Show é um dos principais eventos dedicados à indústria náutica em Portugal.

Este ano, o Boat Show integra as comemorações do meio século da abertura da marina de Vilamoura, a primeira do país e a mais premiada internacionalmente.

O Boat Show proporciona a profissionais e público em geral conhecer os principais lançamentos e novidades do setor náutico, permitindo testar os equipamentos de forma prática e cómoda, em ambiente real de marina.

A mostra de barcos reúne todas as tipologias, novos e seminovos (brokerage), num total de mais de uma centena de embarcações, mas também fabricantes, representantes de marcas de acessórios, equipamentos e serviços integrados, que poderão ser apreciados nos stands da Limatla, Home Port Yachts, Nautiser, Boat Center, Golden Boats, Grupo Angel Pilot, Sopromar, Neptune Pirate, MCM Yachts, MotorYachts Portugal, Azimut Yachts Algarve, Tecni Marine, Axopar Sunseeker Yachts, Lux Yacht, Skyboat, Alphayate, Nauticolour, Sky Clean ou da FaroMotor.

Compradores, investidores, parceiros de negócio, profissionais e amantes do mar e das atividades náuticas de recreio, meios de comunicação, reguladores do sector, turistas e público em geral fazem parte dos cerca de 80 mil visitantes que todos os anos, desde 1997, passam pelo evento, confirmando a sua posição de liderança como o ponto de encontro dos profissionais e dos entusiastas da náutica em Portugal.

À semelhança dos anos anteriores, estão presentes meia centena de marcas de prestígio das mais diversas áreas do sector, tais como Sunseeker, Axopar, Azimut, Sirena Yachts, Princess, Chris Craft, Chaparral, Rand, Greenline Yachts, Cranchi, Beneteau, Epropulsion, Raymarine, Tiara Yachts, Grady White, FinnMaster, Jeanneau, Extreme Boats, Cobalt, Fjord, Sea Ray, SanLorenzo, Marex, Nireus boats, Grand inflatable boats, Rancraft Yachts, OBE & Carmen, Sealver Waveboat, Windy, Capelli, BMA, Quarken, Sunchaser, Sealges, Zar, Yamaha, Suzuki, Mercury, Volvo Penta, Seakeeper, Highfield, Vetus, Coppercoat, Fusion, Clinazur, Zipwake ou Kohler (Geradores).

A Marina de Vilamoura, o Vilamoura Bureau, a Estação Náutica de Vilamoura, a DocaPesca, o Turismo do Algarve, o CIMAV - Clube Internacional da Marina de Vilamoura e o projeto Vela Solidária podem ser visitados no Lounge Institucional, enquanto no Sailor’s Lounge marcarão presença as marcas parceiras do Boat Show, como os vinhos Desobediente – Subtil & Sublime, a LivingPlus, a BDR ou a Eoneo.

A participação neste evento impulsiona a dinamização do tecido empresarial e a economia nacional, através da apresentação de um vasto leque de produtos e serviços de alta qualidade, permitindo aproveitar o alto potencial turístico da região e do país e captar cada vez mais o mercado internacional.

No dia da abertura do Boat Show, sábado, dia 8, realiza-se a partir das 12h30 a tradicional Regata do Cimav – Clube Internacional da Marina de Vilamoura. Ao final do dia, serão entregues os prémios aos vencedores num cocktail a ter lugar no Sailors Lounge. 

 

Local: Marina de Vilamoura, Algarve

Data: de 8 a 16 de junho de 2024

Horário: das 11h às 21h

Entrada gratuita

 

Mais informações:

Luís Neves – 91 757 31 33

l.neves@estudiodecomunicacao.pt

 

 

Sobre a Marina de Vilamoura

A Marina de Vilamoura ocupa há 50 anos um lugar de referência no panorama da náutica de recreio nacional. Inaugurada em 1974, foi a primeira e única em Portugal durante cerca de 20 anos, continuando hoje a ser a maior e mais importante Marina do país, ocupando um lugar de referência no panorama da náutica de recreio nacional e internacional.

Com 825 postos de amarração, oferece uma grande variedade de serviços e conta com um moderno estaleiro totalmente equipado com capacidade para 200 embarcações em doca seca. Integra um centro de treinos de vela de alta competição que prepara equipas olímpicas de mais de 50 países e acolhe provas de vela mundiais de renome internacional, pesca grossa em alto mar, wind-surf, jet-sky, para-sail, mergulho, cruzeiros e passeios de barco.

Foi uma das primeiras marinas portuguesas a obter a certificação de Qualidade e Ambiente pelo ISO 14001 e ISO 9001, juntamente com a certificação europeia de Bandeira Azul para Marinas e a Bandeira Marina Limpa.  Conquistou o Título Internacional “Marina of Distinction”, por ter recebido, consecutivamente, no triénio 2015 a 2017 o prémio de Melhor Marina Internacional, e foi eleita a Melhor Marina Internacional em 2019, 2020 e 2021, também pela TYHA – The Yacht Harbour Association. Em 2023, recebeu o prémio de Melhor Marina Portuguesa desde 2011 - atribuído pelos Publituris Trade Awards, arrecadou pela 7ª vez o prémio de Melhor Marina Internacional do Ano e tornou-se na primeira marina em Portugal a receber a certificação 5 Gold Anchor Platinum acreditada pela TYHA, a mais alta distinção da indústria desta reputada associação.

É um dos principais polos de atração no Algarve, concentrando um variado leque de opções de turismo e lazer. Na sua envolvente, os bares, esplanadas, restaurantes e lojas animam a Marina durante todo o ano e são parte do cartão de visita de Vilamoura, para além da vasta oferta de praias e resorts.

27/05/2024

II Encontro de operadores de MT no Porto de Lisboa, 27 de maio, pelas 9:30

A APL vai organizar o II Encontro de operadores de MT no porto de Lisboa, a realizar-se no próximo dia 27 de maio, pelas 9:30 horas,  no auditório da Gare Marítima da Rocha Conde d’ Óbidos, com vista a abordar temas relacionados com a Segurança Marítima e boas práticas na navegação no Estuário do Tejo. O evento é especialmente dedicado aos operadores da Marítimo Turística, mas todos os nautas serão bem vindos, até para termos a maior representatividade possível da nossa comunidade.

 

Este Encontro reunirá no painel a APL, a Capitania do Porto de Lisboa e a DGRM, sendo que o representante do Turismo de Portugal também estará presente para responder a eventuais questões que possam surgir.

O programa será o seguinte:

 

9h30 – Receção

 9h45 – Sessão de abertura (Conselho de Administração do Porto de Lisboa)

 10H00 – Intervenção APL

 10h20 – Intervenção da Capitania do Porto de Lisboa

 10h40 – Intervenção da DGRM

 11h00 – Espaço para debate e de perguntas e respostas

 

Este convite é extensivel a todos os nautas que queiram participar e será uma boa oportunidade para aumentar o dialogo entre os utilizadores das Marinas de Lisboa e a APL.

Saudações náuticas

António Bessa de Carvalho

02/05/2024

19ª Subida do Rio Coina - 02 de Junho - Marinha do Tejo

01/05/2024 a 15/10/2025

Expedição Mediterrâneo - Odisseia Lusitana

 

Caros Associados,

A ANC, com a colaboração de um grupo de associados interessados, está a preparar um Cruzeiro ao Mediterrâneo, com partida prevista para 1 de Maio de 2024 e regresso em Outubro de 2025.

Durante este cruzeiro os barcos ficarão invernados na Grécia, em Prevesa, no período compreendido entre 15 de Outubro de 2024 a 1 de Maio de 2025.

Vai ser uma grande aventura, em que vamos percorrer Espanha, Itália, Franca, Grécia e Malta, disfrutando o mar, natureza, povoações com a sua história, cultura, gastronomia e simpatia.

Desafiamos todos os associados que queiram participar a consultarem o nosso site www.ancruzeiros.pt onde encontrarão a informação disponível, com a apresentação deste que será um dos nossos cruzeiros de Verão

A inscrição deverá ser feita para o email geral@ancruzeiros.pt informando o nome da embarcação, os vossos dados de contacto e as dimensões da vossa embarcação.

As inscrições terão de ser feitas até ao dia 15 de Fevereiro para que tenhamos tempo de organizar toda a parte logística, nomeadamente a negociação com a APL e outros portos de origem para que fique garantido o lugar na altura do regresso.

Já há um grupo importante de associados que demonstraram intenção de participar (descritos na apresentação), aos quais pedimos a confirmação também até esta data.

Quaisquer dúvidas queiram contatar a ANC (937 697 658) no período entre as 14:00 e as 19:00 ou António Bessa de Carvalho (916 616 753).

Saudações náuticas

António Bessa de Carvalho

25/04/2024 a 28/04/2024

Cruzeiro a Valada 25 a 28 de Abril de 2024

Cruzeiro a Valada 25 a 28 de Abril de 2024

A Associação Nacional de Cruzeiros, em associação com a Treino de Mar e com a Marinha do Tejo, vai organizar durante o feriado e fim de semana com início a 25 de Abril, mais uma subida do Tejo até VALADA, pelo que se convidam os Associados e amigos a integrarem este cruzeiro. Esperamos proporcionar a todos os participantes momentos agradáveis e, assim, contribuir para um convívio são entre as gentes do mar.

Este ano a inscrição terá um custo de 22,5 € por pessoa, incluindo o armador, que dará direito a um almoço “ buffet” no sábado, dia 27 de abril, na esplanada do restaurante Beira Tejo junto à praia.

Os interessados em participar neste evento, quer da ANC, quer da Treino de Mar e da Marinha do Tejo, devem inscrever-se, indicando o respetivo número de tripulantes. As inscrições podem ser feitas diretamente na sede, ou por email para o endereço geral@ancruzeiros.pt. A nossa colaboradora enviará um email com uma referência MB para pagamento do Almoço.

Poderá encontrar mais instruções em www.ancruzeiros.pt

 

21/03/2024

Convocatória Assembleia Geral de 21 de Março de 2024

CONVOCATÓRIA

Nos termos do artigo 10º dos Estatutos convoca-se a Assembleia Geral da Associação Nacional de Cruzeiros, para reunir, em sessão ordinária, no dia 21 de Março de 2024, pelas 21:00 horas nas instalações da sua sede sita na Av. Brasília - Edifício de Apoio à Náutica de Recreio - Módulo 1 - Doca de Belém, em Lisboa, com a seguinte ordem de trabalhos:

ORDEM DE TRABALHOS

  1. Analisar e votar o Relatório, o Balanço do exercício de 2023 e o respetivo Parecer do Conselho Fiscal.
  2. Apreciar, discutir e votar a proposta da Direção para a eleição do Associado Honorário 2023 – Marinha do Tejo
  3. Discussão de outros assuntos de interesse para a ANC e seus Associados.
  4. Proceder às eleições dos Órgãos Sociais da ANC para o biénio de 2024 e 2025.

Nos termos do artigo 11º dos Estatutos se à hora marcada não houver o número de presenças suficientes, a Assembleia Geral funcionará em segunda convocatória meia hora depois, com qualquer número de presenças.

Nos termos do nº 2 do artigo 15º do Regulamento Geral junta-se cópia desse artigo que regula o processo de apresentação de candidaturas e do apuramento dos resultados, bem como do voto por correspondência para as eleições.

Qualquer associado pode solicitar à Mesa os esclarecimentos que se mostrem necessários ao bom andamento do processo eleitoral.

Nos termos dos Estatutos e do Regulamento Geral a cada associado armador e honorário que preencha os requisitos previstos para os associados armadores, no pleno gozo dos seus direitos sociais, corresponde um único voto. Contudo, apenas para os pontos 1., 2., 3., e 4. da Ordem de Trabalhos desta Assembleia um associado armador pode incumbir outro associado armador de o representar na Assembleia Geral mediante procuração específica para o efeito, mas um associado armador só pode representar um único associado. (Nas eleições não há voto por procuração, mas há voto por correspondência).

Lisboa, 21 de Dezembro de 2023

 

 Presidente da Mesa da Assembleia Geral

(Rui André Ferreira de Figueiredo Ribeiro)

08/02/2024

Jantar Comemorativo do XXX Aniversário da ANC

A Direção da ANC – Associação Nacional de Cruzeiros, tem o prazer de anunciar a realização do Jantar Anual Comemorativo do XXX Aniversário da nossa Associação.

O jantar terá lugar no próximo dia 08 de Fevereiro, quinta-feira, pelas 19h30, no Restaurante Caravela D’Ouro em Algés.

Neste jantar iremos também distribuir os troféus relativos ao campeonato nacional de 2023 e apresentar os Cruzeiros previstos para este ano.

Agradecemos que confirme a sua presença até ao próximo dia 02 de fevereiro, através do email geral@ancruzeiros.pt, indicando o número de participantes, para se poder enviar uma referência MB para pagamento.

O custo será de 25€ por participante e terá o seguinte Menu:

Aperitivos: Martini tinto e branco, Porto seco/Moscatel, bolinhos de bacalhau, croquetes de vitela, rissóis de camarão, tapas de queijo e presunto;

Sopa: Creme de legumes;

Prato carne: Nacos de vitela à transmontana;

Sobremesa: Salada de fruta, pudim à casa;

Bebidas: Vinho tinto e branco, águas, sumos, cerveja e café.

 

Apresentando Cordiais Saudações Náuticas,

 

O Presidente da Direção​

António Bessa de Carvalho

23/01/2024 a 25/01/2024

Faleceu o “Zeca” armador do Vira Ventos

Caros associados

 

Faleceu o nosso associado José Amado Boletas Pereira (Zeca) armador do Vira Ventos e nosso associado desde à longa data.

Pessoa querida por todos, sempre pronta a ajudar o próximo, vai deixar muitas saudades no mundo náutico e na nossa associação.

Informamos que o funeral será no dia 24 de janeiro às 16:30 no capela da Igreja de Santo André. (aviso em anexo).

À família queremos deixar os nossos sentidos pêsames. Guardamos do “Zeca” aquela imagem de grande companheiro, quer nas regatas em que participava, como nos cruzeiros que a ANC organizou.

A Direção 

Páginas