Escola

A ANC está certificada pelo Estado Português para formar navegadores de recreio, preparando-os de acordo com o estipulado na lei em vigor para o comando e condução de embarcações de recreio (D/L 124/2004, de 25 de Maio). Apenas as embarcações com comprimento inferior a 5 metros e potência inferior a 4,5 kW, a navegar durante o dia e dentro de barras, estão dispensadas de ter a bordo um patrão com carta de navegador de recreio. Em todos os restantes casos a embarcação de recreio tem que ser comandada por um detentor de uma carta de navegador de recreio.

Os cursos que a ANC está habilitada a ministrar são os seguintes:

  1. Curso de Marinheiro: Os alunos que tenham aproveitamento ficam detentores de Carta de Marinheiro emitida pelo IPTM ou entidade equivalente. Esta carta possibilita aos detentores o comando de embarcações de recreio até 7 m de comprimento em navegação diurna à distância máxima de 3 milhas da costa e de 6 milhas de um porto de abrigo, com os seguintes limites:

a) titulares dos 14 aos 18 anos: Embarcação de recreio de comprimento até 5 m com potência instalada até 22,5 kW;

b) titulares com mais de 18 anos: Embarcação de recreio até 7 m com potência instalada até 45 kW;

c) titulares com mais de 16 anos: motos de água e pranchas motorizadas de qualquer potência.

  1. Curso de Patrão Local: Os alunos que tenham aproveitamento ficam detentores de Carta de Patrão Local emitida pelo IPTM ou entidade equivalente. Esta carta possibilita aos detentores o comando de embarcações de recreio a navegar à vista da costa até uma distância máxima de 10 milhas de um porto de abrigo e de 5 milhas da costa;  
  2. Curso de Patrão de Costa: Os alunos que tenham aproveitamento ficam detentores de Carta de Patrão de Costa emitida pelo IPTM ou entidade equivalente. Esta carta possibilita aos detentores o comando de embarcações de recreio a navegar até uma distância da costa que não exceda 25 milhas;
  3. Curso de Patrão de Alto Mar: Os alunos que tenham aproveitamento ficam detentores de Carta de Patrão de Alto Mar emitida pelo IPTM ou entidade equivalente. Esta carta possibilita aos detentores o comando de embarcações de recreio a navegar sem limite de área.

Para além destes cursos de navegador de recreio, a ANC ministra ainda regularmente cursos de Operador Radiotelefonista (geral ou grau A), os quais habilitam o aluno com aproveitamento a ser possuidor da respectivo certificado de operador radiotelefonista (obrigatório). A ANC promove também com bastante frequência outras acções de formação em temas de interesse geral para o navegador (motores marítimos, meteorologia náutica, cuidados médicos de bordo, regras e táctica de regatas, entre outros).

Os cursos são calendarizados ao longo do ano consoante a procura; a ANC fornece aos alunos todo o material didáctico necessário para o curso, nos casos aplicáveis.

Contacte a secretaria da ANC caso esteja interessado ou necessite de frequentar um dos nossos cursos de formação, para saber datas e custos associados. Não deixe de nos sugerir acções de formação que considere pertinentes, bem como dar-nos a conhecer as suas necessidades em formação para que possamos organizar cursos e constituir turmas. Consulte também a nossa relação de cursos aqui.

Para consultar temas abordados nos Cursos não deixe de visitar o nosso índice de conteúdos programáticos.

Mercurial Superfly CR7 High